O Mercado Mundial

Hoje a principal notícia que tem assolado os meios de comunicação é a crise mundial. Que atingiu principalmente o mercado americano.
Neste artigo estarei mostrando ao público leitor o mercado mundial das 2000 mil maiores empresas, onde o Brasil se encontra nesta lista e quais os ramos de atividade que dominam o mundo atualmente. Abaixo segue a lista publicada pela Revista Forbes, início de 2008, em www.forbes.com

tabelafinanca1

Fonte Forbes

Como se era de se esperar, das 2000 mil maiores empresas, 30% pertencem ao mercado americano, com total de 598 companhias. A principal delas é a General Eletric que fornece desde produtos para Aeronaves, geração de energia e produtos industriais diversos. Esta empresa está em 2o lugar no ranking geral. Em terceiro ate o quinto lugar, estão as companhias dos Estados Unidos também. As companhias Bank of America, JPMorgan e ExxonMobil. As duas primeiras são instituições financeiras e a terceira mencionada é uma indústria de Petróleo e Gás.

Com 13% vem o Japão, com 259 empresas da lista, sendo que no ranking, em 8º lugar está a Toyota Motors, uma montadora de veículos. A maior do mundo.

Em terceiro lugar vem a Inglaterra com 6%, tendo como maior companhia outra instituição financeira, a HSBC Holding o qual se encontra como 1 º no Ranking das maiores empresas do mundo.

Percebe-se que esses três países, Estados Unidos, Japão e Inglaterra, ocupam 50% do mercado mundial das maiores companhias do mundo. Portanto qualquer evento que afete esses países financeiramente, terá reflexos no mundo inteiro.

Importante analisar essa lista pois temos a idéia do percentual de participação do Brasil em termos globais. Nossa maior companhia a Petrobras está em 29 lugar no ranking, em se tratando das 2000 maiores empresas estamos bem colocados. Porém o percentual de participação é infimo perto das grandes potências. Atualmente o Brasil representa só 1,7% das 2000 maiores companhas com total de apenas 34 empresas. Abaixo relacionamos as 10 maiores do Brasil neste ranking:

1. Petrobras – Petróleo e Gas (posição no Ranking – 29)

2. Vale – Materiais (posição no Ranking – 76)

3. Banco Bradesco – Bancos (posição no Ranking – 85)

4. Banco do Brasil – Bancos (posição no Ranking – 132)

5. Itausa – Bancos (posição no Ranking – 175)

6. Unibanco Corp – Bancos (posição no Ranking – 233)

7. Eletrobras – Energia (posição no Ranking – 492)

8. Usiminas – Energia (posição no Ranking – 736)

9. Telenorte – Telecomunicacao (posição no Ranking – 760)

10. Metalúrgica Gerdau – Materiais (posição no Ranking – 766)

Importante as pessoas refletirem que o Brasil representa muito pouco, apenas 1,7% das maiores companhias do mundo, ou seja, ainda temos muito que evoluir na questão empresarial, na questão de excelência administrativa, na disciplina e nas soluções dos nossos problemas sociais.

Algumas curiosidades que aparecem na lista são os rankings por faturamento , lucratividade e bens. A Companhia Wal-Mart Stores dos Estados Unidos foi a que mais faturou, cerca de 378,8 bilhões de dólares cerca de 820 bilhões de reais. Seguido de 4 companhias de Petróleo e Gás (duas dos Estados Unidos e uma da Holanda e Inglaterra)

Em lucratividade a primeira colocada foi a ExxonMobil (Petróleo) dos Estados Unidos com 40,61 bilhões de lucro, cerca de 88 bilhões de reais.

Interessante nesta lista que das 15 mais lucrativas companhias do mundo, 8 companhias são de Petróleo e Gás, 4 Instituições Financeiras. A Microsoft também aparece na lista das mais lucrativas estando em 10º lugar com 17 bilhões de dólares de lucro.

As Empresas com mais Ativos são sem dúvida as Instituições Financeiras, sendo elas Royal Bank (Inglaterra) com 4 trilhões de dólares em ativos, BNP (France), Barclays (Inglaterra), HSBC Holdings (Inglaterra), e Citigroup (Estados Unidos).

Com essa pesquisa, conclui-se que o Petróleo e as Instituições Financeiras ainda dominam o mundo tanto na questão econômica quanto na questão social. E que o Brasil ainda tem muito que mostrar ao mundo. Ainda temos muito que evoluir na questão empresarial. Precisamos que o país faça a reforma tributária, e que seja destinado a investimentos a grande arrecadação que é feita em impostos tais como PIS , COFINS , IRPJ, CSLL, IRRF, ICMS, IPI, ITR ,IPTU, IPVA, etc. Atualmente o Brasil não consegue enxergar o retorno dos impostos pagos, porém paises de primeiro mundo sentem esse retorno. Com isto resulta nessa pouca participação (1,7%) no mercado mundial das maiores empresas do mundo. Esperamos que o Brasil saiba onde se encontra no mercado mundial afim de identificar as nossas falhas e avançarmos nesse mercado atualmente globalizado.

Marcus Feijó
Auditor

CRCRS 67.561
Cel: 8176.9996
marcusvsf@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It

3 thoughts on “O Mercado Mundial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>